quinta-feira, 25 de abril de 2013

PORTADOR DA LUZ


Com o tempo as palavras vão sendo manipuladas, antes o saber era restrito e duvidar de algo  poderia ser a morte, assassinado em fogueiras pela propria igreja, fazendo o que seria o inferno em INFERNO REAL, o homem se tornou o "dEUs", mas vale dizer que, religião é uma questão de geografia, cada país tem a sua crença, o seu deus, o seu modo de cultuar o invisivel, somente as terras invadidas e "doutrinada" a força e escravidão impostas outras crenças como "oficial", exemplos como quase toda a América Central e do Sul, incluindo o Brasil, com seus cerca de 8 milhões de habitantes transformando em restantes 170 mil até o ano de 1970, hoje crescendo e ainda sendo carcomidas suas crenças em costumes pelas"missões" com a conivencia do Governo ( ?? ), exemplos recentes de como se fazer uma "faxina" nas culturas por interesses de todas as dimensões.

Lúcifer : originário do latin “lucem ferre” que significa “Portador da luz, claridade”

Demônio ; originario do grego “Daemon” que significa “Inteligencia, conhecimento”

Sttã, Satanás; originario do hebraico que significa "questionador, opositor" ..Satanás ou Satã ( do hebraico  שָטָן, acusador, no Koine´Σατανάς Satanás, no aramaico צטנא , em arabe  شيطان)

Diabo (do latim  diaboluz, por sua vez do grego διάβολος, transl diabolos, "caluniador", ou "acusador").

Um dos problemas biblicos "mais mortais" é o das traduções. Tendo passado por varias traduções até chegar na versão conhecida atualmente. Uma delas é a da confusão entre os termos Satanás, Diabo e Lúcifer.
Na integra, Satanás é um, Lúcifer é outro. Lúcifer seria o famoso Portador da Luz (do latim Lux fero) Eósforos e Héspero, o planeta Vênus em seus aspectos matutino e vespertino.

Diabo significa "acusador" do grego διάβολος diabolos e pode se referir genericamente a qualquer pessoa que acusa (caluniador) e se opõe a outra.
Já Satanás significa "adversrio". A Igreja Catolica considera Lúcifer como Satanás que seria um anjo que rebelou contra  Deus e foi expulso do Céu apesar da Bíblia não ter uma passagem que explicite isso. A passagem usada para justificar a idei Satanás = Lúcifer é Isaías: "Como ciste do céu, ó Lúcifer, tu que ao ponto do dia parcias tão brilhante ?". Trata-se de uma passagem controversa pois os judeus consideram essa passagem sobre o desaparecimento da estrela Vènus diante da majestosidade do Sol como uma alusão à crença de que o império Babilônico desaparceria diante do poder do Deus Yaweh e a maioria dos cristãos considera a passagem como referente a queda fisica de um anjo, dai denominam Satanás como Lúcifer.
Diabo significa "acusador" do grego διάβολος diabolos e pode se referir genericamente a qualquer pessoa que acusa (caluniador) e se opõe a outra.

Wicca

Na Wicca o conceito de demônios é desprezado. Simplesmente porque a energia criativa não é positiva nem negtiva. Somos nós que usamos essa energia para o bem ou para o mal. Portanto, a consequencia dessa ação é de nossa inteira responsabilidade e não de um ser maligno. O Deus conifero Cermunnos de Wicca foi injustamente confundido com o Diabo cristão por ter chifres (na antiguidade os cornos eram falicos, remetiam a virilidade (fertilidade), logo eram simboloas das religiões antigas europeias). Ele já era cultuado por religiões pagãos antes da chegada do cristianismo à Europa, portanto foi a Igreja quem copiou a imagem e passou a caça os pagãos durante a Santa Inquisição por condenar uma idéia de divindade diferente da sua

Neo -Satanismo

No Satanismo moderno (ver Satanismo LaVey), Satanás (não eciste o Diabo) não é visto como uma entidade viva, e sim como um simbolo de vitalidade, poder, virilidade, sexualidade e sensualidade. Satanás é visto como como uma força da natureza e dos desejos íntimos do ser humano.

No Satanismo tradicional existe de fato um culto ao Diabo. A palavra Satã significa o´positor (opositor ao Deus cristão, no caso do cristianismo). Os adeptos dessa filosofia acreditam ser Deus o causador de toda tristeza existente no mundo. Logo o Satanismo prega o culto ao mal para contrariar o "bom juiz". Até chegar na  versão conhecida atualmente é evidente que muitas modificações tenham acontecido, a maioria delas involuntariamente. Uma delas é a da confusão entre Satanás, Diabo e Lúcifer.












Zeitgeist dublado parte 1

Zeitgeist dublado parte 2

http://www.youtube.com/watch?v=vf956FuVycE

Zeitgeist dublado parte 3

http://www.youtube.com/watch?v=dpMyIvw5UHM

3 comentários:

  1. Religião, culto, crença, prazer, odio e não crer é de cada um..no Brasil são cerca de 45 mil homicidios por ano num país que se diz 98% religioso.

    ResponderExcluir
  2. Amigo qual a ou as fontes destas traduções por gentileza?

    ResponderExcluir
  3. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Diabo , na própria matéria segue vários links.

    ResponderExcluir