quarta-feira, 7 de agosto de 2013

ANTIPERIPLÉIA

ANTIPERIPLÉIA

ANTIPERIPLÉIA é o primeiro dos quarenta contos presentes em Tutameia  (terceiras historias) (1967) ultimo livro lançado em vida de Guimarães Rosa.


Noble Bioenergia e Instituto Ribeirão Em Cena
apresentam

Cia. Nuvem da Noite 

em

ANTIPERIPLÉIA 


Direção: Renato Ferreira 
Dramaturgia: Gilson Brigadão 
.

Antiperipléia é inspirado em duas obras de João Guimarães Rosa. Narrado por noivas cegas do sertão, o primeiro momento do espetáculo - "A hora e a vez de Augusto Matraga" - descreve a trajetória de um coronel cheio de ruindades que, por vias de um destino torto, traído pelos seus jagunços, pela esposa e pelo mundo, é tido como morto; abandona a vida atravessada e se transforma em um homem que busca sua hora e vez com Deus. Em um segundo momento - "Dão lalalaão" - as cegas continuam a trajetória narrativa, onde as palavras do erotismo pulsante narra a historia do vaqueiro aposentado Soropita, um famigerado matador de valentões que, ao se apaixonar pela prostituta Doralda, tira-a do bordel, casa-se com ela e se estabelece como fazendeiro.
O espetaculo cuja força se encontra em um trabalho de pesquisa corporal dentro da riqueza das palavras de Guimarães Rosa, é tambem en riquecida por musicas ao vivo. O espetaculo abre refexões onde há o intervalo entre a ruina e o avesso.
"Antiperipléia é a fusão de historias baseadas na luta de classes, preconceitos, espiritualidade e principalmente, uma mescla entre o erotismo e a religiosidade".    Renato Ferreira. 
.



Não temos obrigação de entender de tudo, de saber tudo, ou seriamos maquinas e ...também faltaria espaço mas o trabalho de busca e identidade é livre, a percepção já é intima em sua qualidade. Dividindo os grupos culturais em nomes e sobrenomes veremos que não podemos tratar a todos como um todo, é raro para um grupo absorver a essência de todos, pelo menos um pouco. O fotografo tem um sentimento, uma busca solitária, é o seu olhar, o seu registro, um aventureiro em todos os sentidos e isso se relaciona com outros grupos de criação artísticas, o escritor tem outro sentimento, só também, mas uma obra pensada a cada linha, precisa de isolamento, de outros livros, pode demorar anos para a gestação de sua obra. Músicos, a esses músicos, letristas, interpretes, são fantásticos em suas ondas, alguns muito bons,  uns reis outros deuses. 


Pintores outro sentimento e a dança com seus esforços de expressão corporal, necessitando as vezes de porte de atleta mas com a leveza de um sombra. Filtrando um pouco dentro destes labirintos ou “labirintimos” como diria uma grande amiga, o ator ou “fingidor?”, fingidor seria pesado se não fosse uma liberdade de expressão carinhosa e de respeito faz e desfaz de sua razão, de seu caráter, de sua filosofia de vida para a filosofia da arte, uma transformação que  pode tomar um pouco de um eu para outro eu ou simplesmente incorporar a longo prazo o seu personagem e arrasta-lo como um reflexo ou aquele ser dividido como um “bem ou mau” mas sendo outros aspectos ou espectros no dia a dia, apesar que todos em si precisam de um  outro para apreciar, analisar, sentir oque sente ou transmite. Alguns em suas expressões são perfeitos para a difusão de uma ideia, de um protesto ou para despertar outros vários sentimentos.

Isso pertence a ANTIPERIPLÉIA ? Pertence, pertence porque faz parte de um dos contextos citados acima, e conhecendo grupos de teatro sei dos fardos e de seus potes de ouro (potes de ouro que pode ser  traduzido como contentação e felicidade) na realização e finalização, na busca e no encontro. Falando assim parece que vamos ingressar num teatro pequeno ou grande e assistir ao GRANDE ESPETACULO,  não vamos colocar em peso nem em tamanho, vamos falar que é refinada, vamos dizer que é saborosa no seu visual, sua trilha sonora, que para cameramans e fotógrafos é um prato cheio, as cores, as luzes, a expressão e figurinos. E quando termina vê que todos de pé, com cada qual o seu sentimento aplaudindo em aprovação, ve-se todos os sentimentos de todas as áreas ali contidos em texto e alma pois a plateia é múltipla inclusive de pessoas comuns que se alimentam de produtos culturais,..está aprovado.



Se pensar que estamos no interior, que os valores reais e Reais estão bem distante dos números dos grandes centros, incluindo ai até mesmo pessoas que se sacrificam também em dobro para fazerem o que gostam, ANTIPERIPLÉIA revela ali ainda um grupo coeso e que não fazem por que recebem ou por ordens, e ai se resume o que deveria ser consenso para toda a sociedade, o fingidor ali o faz pela arte e para repassar a expressão que o texto indica, depois eles desfazem as mascaras e debaixo destas mascaras tem muitos sorrisos e desejos e pelo visto todos de energia muito saudável. Fica uma dica para quem não tem uma mascara, arrume uma, brinque, seja outro, seja do bem ou do mal na interpretação, mas retorne feliz e faça feliz “quem andar contigo”. E assista a ANTIPERIPLÉIA por qualquer motivo.

Obs: Tantos elogios e citações sobre sentimentos não é exclusivamente deste grupo, ele é exemplo, ali foram encontrados todos os elementos juntos, e, que o teatro especificamente tem que ter esta tendencia pela convivencia, exaustivos ensaios e obstáculos diversos.

“Devaneio e perturbação O. ouvir da voz do craminhão...Casa de Cleuma, Montes Claros...Sabarás o Negro...Nojo...E Soropita recolhia seus pedaços.”     (foto abaixo)




“As cegas chegando... Noivas da seca. Abandonadas... Foram ficando assim... Com o tempo... Sem enxergar, só escutam. Ficam ai, zanzando sertão, escutando pensamentos do João Rosa e divulgando suas historias...como historias de Augusto Matraga...”




“Escuta, Doralda, você era capaz de vir comigo para longe, para um lugar sem recursos nenhum, muito distante, feio, mato bruto ?”




...




“Mas o mais arrumado foi Sêo Quim Recadeiro, seu antigo camarada. Morreu de morte Matada.”



“Galera muito gente fina...talentosos e humanos...obrigado por existirem !  Renato Ferreira


“É joão que canta o canto certo...” E como canta ! Um canto, um conto tão certo quanto a vida. A experiência de fazer parte do espetáculo Antiperipléia não se traduz em palavras ao meu ver, pois nenhum de nós fala como fala o bom joão ! É um universo paralelo que nos traz a realidade vista de dentro do homem, de dentro pra fora...Peço a todos pelo menos uma vez na vida ler, reler, pensar, emocionar, e ler de novo  algo escrito por Guimarães Rosa, ler com vontade, coragem, paixão, e talvez assim entenda porque eu fico absolutamente feliz e completa fazendo parte de um espetáculo destes.”             Camila Dal Picolo – Iluminação e sonoplastia

“O processo foi de muito estudo e pesquisas, tudo sobre o sertão de minas...as curiosidades, biografia de Guimarães, a linguagem de Guimarães...Entendimentos das palavras. Depois fomos para o trabalho corporal, sonoro e através desses movimentos fomos pondo o texto e dando coerência.”          Mary Emidio



Matéria & Imagens: Giorgi Denner...

FICHA

*O espetáculo é gratuito para professores e alunos da rede publica – Censura 16 anos.

ANTIPERIPLÉIA, Espetáculo produzido pela Cia Nuvem da Noite, núcleo profissional e de pesquisas cênicas avançadas do Instituto Ribeirão em Cena – Escola de teatro, está em cartaz no Teatro Ribcena.
A temporada inicial em Ribeirão Preto vai até o dia 30 de agosto, com sessões nos dias 8,9,10,16,22 e 24 no Teatro Ribcena e nos dias 29 e 30 de agosto no Telhado Cultural Engasga Gato.
Na sequencia seguirá para São Simão, Batatais, Franca, Sertãozinho e São Carlos.

Elenco
Carol Scabora, Daniele Alana, Gabriel Oliveira, Gracyela Gitirana, Manu Fernandes, Mariana Cazula, Marileide Emidio, Marilia Marcucci, Murilo Heindrich, Regis Francisco, Rodrigo Garcia, Saul  Borsari, Sheyanne Parreira e Vladi Veloso.

Direção:  Renato Ferreira
Direção Musical: Camila Dal Picolo e Airton Pereira
Sonoplastia: Cristina Perin
Coreografia: Sheyanne Parreira e Murilo Heindrich
Costureira: Zenilda Rackickas
Produção: Elo Produções e Ribeirão em Cena

Consultoria: Jair Corrêia e Dino Bernardi

Nenhum comentário:

Postar um comentário