segunda-feira, 14 de outubro de 2013

XAVANTE, Guardiões da Serra do Roncador

XAVANTE, Guardiões da Serra do Roncador


O sonho existe, e se tem um maneira de prolongar a vida de nosso planeta é voltarmos a sermos um pouco indígenas, aprendermos com a vida como ela é e não como queremos, como deveria ser e não com nossos desejos, desejos que não possui fim e nem meio termos para o egoismo. Vivemos para nossa família enquanto os índios vivem para o coletivo.
Fiz cinco visitas a aldeia mãe, Etenhiritipá, na Serra do Roncador, localidade dentro da reserva Pimentel Barbosa, Mato Grosso. Começando pela passagem pelo Rio das Mortes tendo cidades como Nova Xavantina, Agia Boa, Canarana como referencia.

Ali participei de cerimoniais, danças, corrida de toras, caça e um pouco do dia a dia até mesmo presenciando a confecção de flechas, cestos e o manuseio do algodão.
O que vi muitos já viram, mas com certeza me aprofundei mais, nos sentimentos, percebendo a fragilidade dos alimentos que no descuido os deixam a merce de doenças que vai minando o futuro num devagar, mas que se transforma numa urgência aterradora, e a desnutrição tratada com antibióticos.
O meu choro incontido, descontrolado antes de dormir nos dois primeiros dias seriam decifrados meses depois, com certeza pela quantidade de informações absorvidas até que aos poucos as "fichas" foram caindo. Mais uns dois ou tres anos e e fui percebendo o monstro que somos, familiares, amigos (??) e outros no seus mundos se achando deuses perto do obvio, todos tão religiosos entregues a seus deuses mas agindo no inverso, com seus sentimentos de raiva, de ódio mergulhados numa ignorância sem tamanho, de causar medo entre sentimentos de pena, a alma está longe de uma perfeição, a vida vai encerrar estes ciclos, espero que os "ensinamentos" destes atos internos não se propaguem pelos elos remanescentes.
2013 e não sabemos nada da nossa vida e muito menos de outras, onde somente nossa distancia poderia salva-los e logico se tivéssemos uma boa higiene, pois nosso esgoto e nosso lixo também atravessam estas populações através dos rios e do ar. O povo Xavante é guerreiro, ainda possuem forças, mas não por muito tempo. A maneira do povo "moderno" não possui barreiras, antes era puramente genocídio enquanto não tinham alma, graças as palavras das igrejas, depois já possuem, mas mesmo assim o mortandade continuou,..hoje através de doenças, religiões e a convivência com o dinheiro arrasam estas culturas.

Como nossa sociedade é falsa, como é mesquinha, formando se através de associações,, sociedade traçam os planos de atrasos m leis, as próprias leis que são atropeladas, lesadas enquanto houver algum lucro de grande monta, será que não raciocinam que não levam nada ? Que o final da vida é zero, nulo, portanto as riquezas acumuladas focam em torno dos familiares diretos, muitas "conquistas" para um pequeno grupo somente por um sobrenome, enquanto existem povos puros, inocentes que são roubados, justamente aqueles que são o grande exemplo de sobrevivência e futuro,..quem somos ? Quem pensamos que somos ?



"XAVANTE, Guardiões da Serra do Roncador" é uma exposição fotográfica onde é exibido o Documentário de 40 minutos com palestras interativas. No espaço também é disponível parte de acervo de artesanato.




Nenhum comentário:

Postar um comentário