terça-feira, 8 de outubro de 2013

I Grupo dos Médicos Escritores e Amigos Dr. Carlos Roberto Caliento

     As noites de Ribeirão Preto tem segredos e surpresas agradabilíssimas, e ao participar de um destes encontros convidado pelo Dr Nelson Jacinto, entrei num outro tempo, num túnel que leva a um jardim secreto, simples, fraterno, independente e cheio de surpresas a cada poema, na maioria das vezes inéditos.          Segue relato de próprio punho do mestre.



       Apesar de não ser ribeirão-pretano de nascimento (nasci em Barretos), tenho pela cidade de Ribeirão Preto um amor incomensurável. Vim para cá, aqui me formei na Faculdade de Medicina da USP,  fiz residência médica em Ortopedia e Traumatologia e passei a amar esta cidade.  Mudei de Ribeirão após a residência e fui trabalhar em Mococa por vários anos e voltei para Ribeirão. Nos anos que fiquei fora não me desliguei desta cidade que passou a ser a minha segunda cidade do coração, apesar de gostar muito de Mococa, cidade onde deixei muitos amigos. Até hoje os tenho em grande quantidade.
      Sempre fui amante da leitura e da literatura!  Nunca deixei de ler e de escrever após as minhas primeiras lições no Grupo Escolar. Quando cursava o ginásio (hoje a segunda parte do Ensino Fundamental), eu escrevia um jornal que se chamava “A Idéia”. (Naquela época ideia ainda tinha o acento). Hoje tenho nove livros editados e dois na editora que deverão estar prontos dentro de alguns dias. Um dos meus livros: “Contos e Crônicas do Campo e da Cidade” foi classificado pelo Ministério da Cultura (MEC). Foi adquirido, pelo MEC e distribuído às Escolas de Ensino Fundamental do Estado de São Paulo.
    O Grupo de Médicos Escritores e Amigos Dr. Carlos Roberto Caliento nasceu da vontade de juntar os médicos escritores de Ribeirão Preto e região. Eu já pertencia a várias entidades literárias como a Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, à Academia Brasileira de Médicos  Escritores, à Real Academia de Porto Alegre, da qual recebi o Diploma de Cônsul dos Poetas de Ribeirão Preto, à Casa do Poeta de Ribeirão Preto e outras. Inspirado nessas entidades literárias e sabedor da grande quantidade de médicos escritores resolvi criar o grupo que no princípio era apenas de médicos. Como sou amigo de muitos escritores e artistas da cidade e da região, resolvi abrir o grupo para todos os amigos. Hoje o grupo congrega pessoas das mais diversas profissões, embora o número de médicos seja grande. O Grupo se reúne todas as primeiras quartas-feiras do mês, na Pizzaria Piato, à Rua Conde Afonso Celso 1792, às 20 horas.

Ali, além de saborearmos a ótima pizza, tomamos o nosso refrigerante, a nossa cerveja, o nosso vinho, o nosso suco de frutas, além de nos deliciamos com os maravilhosos trabalhos literários que constam de poemas dos mais variados tipos, de contos, crônicas, trechos de romances. Os trabalhos apresentados são, em geral, da própria lavra dos escritores, mas vez ou outra alguém apresenta o trabalho de outro escritor.
   O ambiente onde nos encontramos é muito aconchegante, a pizza é de primeira qualidade e os trabalhos apresentados são de altíssimo nível. Interessante comentar que em muitas ocasiões, quando os escritores começam a falar os seus textos, pessoas de outras mesas de outras salas vêm ouvir. Algumas tomam a palavra para nos brindar com um poema ou nos cumprimentar pela apresentação.
   O Grupo é aberto para qualquer escritor de qualquer cidade da região. Temos um médico escritor de São Paulo que vem todos os meses para participar de nossas reuniões. 
  O grupo é muito unido e em breve deverá estar publicando a sua antologia. Se você escreve, ou não escreve, mas gosta de ler ou apreciar a leitura, compareça às nossas reuniões nos dias e horário citado acima, temos certeza de que não vai se arrepender.



                                                  Nelson Jacintho

Nenhum comentário:

Postar um comentário