quarta-feira, 3 de julho de 2013

GASOLINA, o grande assalto.


Perdemos a memoria, perdemos o controle do nosso país.



Alardeiam autossuficiência no petróleo no Brasil e temos uma das gasolinas mais caras do mundo  sendo ainda adicionados de 20 a 25% de álcool na mesma. Vendemos o litro de gasolina pura a 0,30 centavos de dólar para a Argentina. A Venezuela vende a 0,03 centavos para o seu povo e entre 0,30 a 0,50 centavos na fronteira com o Brasil. Pelo jeito não precisamos da Petrobras, pois se importássemos a gasolina da Venezuela a 0,30 centavos poderiam vender a R$1,00 nas bombas no Brasil, pura, sem trabalho nenhum e não causando uma avalanche de aumento nos transportes, principalmente de alimentos já que o Brasil ainda é um país pobre com extrema miséria na faixa nordestina.


Um dos motivos certamente  vem dos impostos e depois de estratégias para vender o álcool a preço competitivo. As usinas no Brasil cresciam pelas próprias forças, empresários começavam dos engenhos dos avós, expandia, e chegavam no nível de abastecimento interno, sobrando reservas ainda para fazer uma cachaça saudável. O governo resolveu financiar o setor, entregando a interessados plantas e moldes para termos o suficiente para abastecer postos de gasolina e diesel, agora com bombas para este produto. Nas primeiras tentativas o barco afundou mas de unas anos para cá entrou no eixo, multiplicaram as usinas, chamaram empresários para essa ala de produção, mas se esqueceram que, empresário quer lucro, com ou sem o governo, com ou sem financiamentos longo prazo, então, o que dá mais lucro é o que é prioridade, o saco de 5 quilos de açúcar custava em torno de R$3,00 e o álcool nas bombas em torno de R$0,90, a gasolinas em torno 
de R$1,60...o álcool perdia em vantagens da gasolina, então uma serie de combinações fizeram com que o açúcar fosse a bola da vez, grupos indianos investira em parcerias com cerca de 40 usinas (as mesmas financiadas pelo Brasil), as usinas venderam toda a produção de açúcar para eles, navios faziam fila nos portos, pagavam multas de R$25.000,00 por dia, e ainda assim compensava. Faltava álcool nas bombas e o açúcar para nós, os verdadeiros  financiadores passou para quase R$12,00 o saco de 5 quilos. A manobra deu um choque, a gasolina aumentou pela falta de álcool e o álcool aumentou nas bombas pela falta do produto que teve sua canalização para a produção de açúcar.  e os preços não abaixam, todas com dinheiro publico injetados sem freio sem falar em concorrência desleal com os velhos produtores que fizeram patrimônio  e capacidade por gerações da mesma família.





O abastecimento normalizou, acostumamos a pagar os valores impostos na bomba, o açúcar baixou para em torno de R$7,00 os mesmos 5 quilos e nunca mais abaixou, o álcool ganhou o status que pretendiam isso justamente num período em que, NUNCA TIVEMOS TANTAS USINAS EM OPERAÇÃO


Pois bem, os indianos continuam investindo,
o preço alto da gasolina faz o alimento subir de preço pelo transporte quase totalmente dominado por asfalto, os alimentos sobem de novo pela falta de terras perdidas para o cultivo da cana de açúcar, os alimentos ainda sobem pelos pedágios e falta de qualidade das vias, sobe pela insegurança de roubos nas estradas, pela bi-tributação, quando não tri...pois quando se faz a compra do produto na fonte, o agricultor tem sua nota fiscal de saída, outra nota é gerada pelo comprador que repassa aos pequenos mercados que por sua vez gera outra nota ao consumidor final, um crime legal. ..Preço em Tabela Mundial: Na tabela o Brasil aparece em 39º não se esquecendo dos impostos temos que fazer uma comparação logica com as dimensões do país, com a qualidade oferecida nos serviços, incluindo segurança, pavimentação e principalmente nos salarios oferecidos, a grande maioria em dolar, a turquia tem a gasolina mais cara mas um salario de U$7,376 anual. Portugal US9,347 anual. Belgica U$18,856 anul. França U$17,653 anual....e o Brasil U$4,100 anual, mas com uma lembrança,  o nosso salario é de R$678,00 mensais e dificilmente passa de dois salarios e meio mensais a media do trabalhador enquanto na maioria dos paises a media dos profissionais são de 4 a 8 mil dolares mensai, levando isso em consideração o Brasil mudaria radicalmente na lista de mais caros passando para entre as cinco mais caras do mundo.



FERROVIA



O Brasil cresceu muito graças a instalação de ferrovias, as cidades nasciam em torno de cada estação de abastecimento de agua e madeira. Neste período os p´rodutos eram transportados por mulas, necessitavam de muitos animais e muitos escravos percorrendo mais de 300 quilometros onde ocorriam mortes por doenças, cansaço, perdas de matéria por conta de chuva, fugas e assaltos. Hoje sendo sucateada e quem comanda o pouco que restou não repassa o valor correto para os usuário inviabilizando os transportes por esse meio, sendo o correto 40%  de vantagem para os meios rodoviários. É mais econômico para o transporte de mercadorias a medias e longas distancias. Meio de transporte regular, confortável e seguro Menos poluente e consome menos recursos reduzindo o impacto ambiental. Pequeno consumo de energia por cada unidade transportada. Fraca sinistralidade e elevada capacidade de carga (mercadoria e passageiro).






http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL7672-5602-480,00.html  - Gasolina mais barata que agua na Venezuela

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