terça-feira, 28 de maio de 2013

REVOLUÇÃO Já

"...mas é essa a juventude que diz que quer tomar o poder?..."



Em 20 anos de Ditadura Militar não foram mais de 5 mil mortos por homicídios em geral. São 45 mil homiciios por ano no Brasil, somente na grande São Paulo são mais de 100 mil mortos em apenas cinco anos, fora Carandiru com 111 presos acuados, nem mesmo a ditadura foi capaz de tanto e tão explicito. Nestes últimos 15 anos entramos numa anestesia, num mar de corrupção politica, violências urbanas com números acima de guerras, roubos, insegurança e…muita musica ruim. Depois do Legião Urbana os Universitarios entraram num êxtase de produção própria, iniciaram com festinhas, passaram para o FORRO UNIVERSITARIO sem mesmo conhecer Luiz Gonzaga, entraram na musica eletronica num êxtase vazio de agua, sem sexo, sem amor e sem dor. Pois bem, a musica sertaneja passou uma faze ruim (depois das raízes) e os UNIVERSITARIOS deram um jeito de piorar com sua SERTANEJA UNIVERSITARIA, poderosos não? Agora vão reinventar o rock, a MPB?? pois bem, Chico Buarque, Caetano, Gil, Vandré…fizeram muito e além para conduzir nossa sociedade. Estamos vivendo período pior e vai piorar. Se os UNIVERSITARIOS não tomarem atitude de uma NOVA REVOLUÇÃO CULTURAL, não contribuírem com esse alerta estarão perdendo o bonde e vão ser comparados e cúmplices do mal jornalismo, mal politico, mal religioso, mal da alma. Vamos precisar fazer greve, matar, sequestrar, assaltar bancos para sermos vereadores, prefeitos, ministros, presidentes?? Para que estudar? Legião Urbana está morto, VIVA LEGIÃO URBANA.
"...mas é essa a juventude que diz que quer tomar o poder?..." (É proibido proibir - Caetano Veloso)

Obs: Com toda essa decadencia, esse desmando e ausencia ainda possuem o "direito" de pagar meia entrada em todos os espetculos artisticos enuanto o cidadão comum paga o dobro sendo dissimulado a acompanhar e participar da "Cultura".


* Caetano Veloso, no III Festival Internacional da Canção (FIC) em 1968, promovido pela Rede Globo, cantou “É Proibido Proibir”. Acontece que ele e o Gil introduziam elementos do Rock americano, e a juventude, especialmente a esquerda da época, era contra, porque considerava submissão ao imperialismo. E aí o Caetano e o Gil vão lá pra arrebentar com essa imbecilidade. 


É Proibido Proibir - ambiente de festival *

Mas é isso que é a juventude que diz que quer tomar o poder? Vocês têm coragem de aplaudir, este ano, uma música, um tipo de música que vocês não teriam coragem de aplaudir no ano passado! São a mesma juventude que vão sempre, sempre, matar amanhã o velhote inimigo que morreu ontem! Vocês não estão entendendo nada, nada, nada, absolutamente nada. Hoje não tem Fernando Pessoa. Eu hoje vim dizer aqui, que quem teve coragem de assumir a estrutura de festival, não com o medo que o senhor Chico


de Assis pediu, mas com a coragem, quem teve essa coragem de assumir essa estrutura e fazê‑la explodir foi Gilberto Gil e fui eu. Não foi ninguém, foi Gilberto Gil e fui eu!

Vocês estão por fora! Vocês não dão pra entender. Mas que juventude é essa? Que juventude é essa? Vocês jamais conterão ninguém. Vocês são iguais sabem a quem? São iguais sabem a quem? Tem som


no microfone? Vocês são iguais sabem a quem? Àqueles que foram na Roda Viva e espancaram os atores! Vocês não diferem em nada deles, vocês não diferem em nada. E por falar nisso, viva Cacilda Becker!

Viva Cacilda Becker! Eu tinha me comprometido a dar esse viva aqui, não tem nada a ver com vocês.

O problema é o seguinte: vocês estão querendo policiar a música brasileira. O Maranhão apresentou, este ano, uma música com arranjo de charleston. Sabem o que foi? Foi a Gabriela do ano passado, que ele não teve coragem de, no ano passado, apresentar por ser americana. Mas eu e Gil já abrimos o caminho.

O que é que vocês querem? Eu vim aqui para acabar com isso!


Eu quero dizer ao júri: me desclassifique. Eu não tenho nada a ver com isso. Nada a ver com isso. Gilberto Gil. Gilberto Gil está comigo, para nós acabarmos com o festival e com toda a imbecilidade que reina


no Brasil. Acabar com tudo isso de uma vez. Nós só entramos no festival pra isso. Não é Gil? Não fingimos. Não fingimos aqui que desconhecemos o que seja festival, não. Ninguém nunca me ouviu falar assim. Entendeu? Eu só queria dizer isso, baby. Sabe como é? Nós, eu e ele, tivemos coragem de entrar em todas as estruturas e sair de todas. E vocês? Se vocês forem… se vocês, em política, forem como são

em estética, estamos feitos! Me desclassifiquem junto com o Gil! junto com ele, tá entendendo? E quanto

a vocês… O júri é muito simpático, mas é incompetente. 
Deus está solto !
Fora do tom, sem melodia. Como é júri? Não acertaram? Qualificaram a melodia de Gilberto Gil?
Ficaram por fora. Gil fundiu a cuca de vocês, hein? É assim que eu quero ver.

Chega




Que país é esse ? - Legião Urbana

Nas favelas, no Senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a Constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
No Amazonas, no Araguaia iá, iá,
Na baixada fluminense
Mato grosso, Minas Gerais e no
Nordeste tudo em paz
Na morte o meu descanso, mas o
Sangue anda solto
Manchando os papeis e documentos fieis
Ao descanso do patrão
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Terceiro mundo, se foi
Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos indios num leilão
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?


Roda Viva - Chico Buarque

Tem dias que a gente se sente
Como quem partiu ou morreu
A gente estancou de repente
Ou foi o mundo então que cresceu...
A gente quer ter voz ativa
No nosso destino mandar
Mas eis que chega a roda viva
E carrega o destino prá lá ...
Roda mundo, roda gigante
Roda moinho, roda pião
O tempo rodou num instante
Nas voltas do meu coração...
A gente vai contra a corrente
Até não poder resistir
Na volta do barco é que sente
O quanto deixou de cumprir
Faz tempo que a gente cultiva
A mais linda roseira que há
Mas eis que chega a roda viva
E carrega a roseira prá lá...
Roda mundo, roda gigante
Roda moinho, roda pião
O tempo rodou num instante
Nas voltas do meu coração...
A roda da saia mulata
Não quer mais rodar não senhor
Não posso fazer serenata
A roda de samba acabou...
A gente toma a iniciativa
Viola na rua a cantar
Mas eis que chega a roda viva
E carrega a viola prá lá...
Roda mundo, roda gigante
Roda moinho, roda pião
O tempo rodou num instante
Nas voltas do meu coração...
O samba, a viola, a roseira
Que um dia a fogueira queimou
Foi tudo ilusão passageira
Que a brisa primeira levou...
No peito a saudade cativa
Faz força pro tempo parar
Mas eis que chega a roda viva
E carrega a saudade prá lá ...
Roda mundo, roda gigante
Roda moinho, roda pião
O tempo rodou num instante
Nas voltas do meu coração...(4x)

Um comentário:

  1. A musicas mais profundas de Vandré para este tema, a meu ver sao: Cantiga Brava,Porta Estandarte , Vou Caminhando , Fica Mal Com Deus, Canção Nordestina.
    http://www.vagalume.com.br/geraldo-vandre/cantiga-brava.html
    http://letras.mus.br/geraldo-vandre/46167/

    http://letras.mus.br/geraldo-vandre/46167/#selecoes/523384/

    http://letras.mus.br/geraldo-vandre/523384/

    ResponderExcluir