Com o tempo as palavras vão sendo manipuladas, antes o saber era restrito e duvidar de algo poderia ser a morte, assassinado em fogueiras pela propria igreja, fazendo o que seria o inferno em INFERNO REAL, o homem se tornou o "dEUs", mas vale dizer que, religião é uma questão de geografia, cada país tem a sua crença, o seu deus, o seu modo de cultuar o invisivel, somente as terras invadidas e "doutrinada" a força e escravidão impostas outras crenças como "oficial", exemplos como quase toda a América Central e do Sul, incluindo o Brasil, com seus cerca de 8 milhões de habitantes transformando em restantes 170 mil até o ano de 1970, hoje crescendo e ainda sendo carcomidas suas crenças em costumes pelas"missões" com a conivencia do Governo ( ?? ), exemplos recentes de como se fazer uma "faxina" nas culturas por interesses de todas as dimensões.
Lúcifer :
originário do latin “lucem ferre” que
significa “Portador da luz, claridade”
Demônio ;
originario do grego “Daemon” que
significa “Inteligencia, conhecimento”
Sttã, Satanás; originario do hebraico que significa "questionador, opositor" ..Satanás ou Satã ( do hebraico שָטָן, acusador, no Koine´Σατανάς Satanás, no aramaico צטנא , em arabe شيطان)
Sttã, Satanás; originario do hebraico que significa "questionador, opositor" ..Satanás ou Satã ( do hebraico שָטָן, acusador, no Koine´Σατανάς Satanás, no aramaico צטנא , em arabe شيطان)
Diabo (do latim diaboluz, por sua vez do grego διάβολος, transl diabolos, "caluniador", ou "acusador").
Um dos problemas biblicos "mais mortais" é o das traduções. Tendo passado por varias traduções até chegar na versão conhecida atualmente. Uma delas é a da confusão entre os termos Satanás, Diabo e Lúcifer.
Na integra, Satanás é um, Lúcifer é outro. Lúcifer seria o famoso Portador da Luz (do latim Lux fero) Eósforos e Héspero, o planeta Vênus em seus aspectos matutino e vespertino.
Diabo significa "acusador" do grego διάβολος diabolos e pode se referir genericamente a qualquer pessoa que acusa (caluniador) e se opõe a outra.
Já Satanás significa "adversrio". A Igreja Catolica considera Lúcifer como Satanás que seria um anjo que rebelou contra Deus e foi expulso do Céu apesar da Bíblia não ter uma passagem que explicite isso. A passagem usada para justificar a idei Satanás = Lúcifer é Isaías: "Como ciste do céu, ó Lúcifer, tu que ao ponto do dia parcias tão brilhante ?". Trata-se de uma passagem controversa pois os judeus consideram essa passagem sobre o desaparecimento da estrela Vènus diante da majestosidade do Sol como uma alusão à crença de que o império Babilônico desaparceria diante do poder do Deus Yaweh e a maioria dos cristãos considera a passagem como referente a queda fisica de um anjo, dai denominam Satanás como Lúcifer.
Diabo significa "acusador" do grego διάβολος diabolos e pode se referir genericamente a qualquer pessoa que acusa (caluniador) e se opõe a outra.
Wicca
Na Wicca o conceito de demônios é desprezado. Simplesmente porque a energia criativa não é positiva nem negtiva. Somos nós que usamos essa energia para o bem ou para o mal. Portanto, a consequencia dessa ação é de nossa inteira responsabilidade e não de um ser maligno. O Deus conifero Cermunnos de Wicca foi injustamente confundido com o Diabo cristão por ter chifres (na antiguidade os cornos eram falicos, remetiam a virilidade (fertilidade), logo eram simboloas das religiões antigas europeias). Ele já era cultuado por religiões pagãos antes da chegada do cristianismo à Europa, portanto foi a Igreja quem copiou a imagem e passou a caça os pagãos durante a Santa Inquisição por condenar uma idéia de divindade diferente da sua
Neo -Satanismo
No Satanismo moderno (ver Satanismo LaVey), Satanás (não eciste o Diabo) não é visto como uma entidade viva, e sim como um simbolo de vitalidade, poder, virilidade, sexualidade e sensualidade. Satanás é visto como como uma força da natureza e dos desejos íntimos do ser humano.
No Satanismo tradicional existe de fato um culto ao Diabo. A palavra Satã significa o´positor (opositor ao Deus cristão, no caso do cristianismo). Os adeptos dessa filosofia acreditam ser Deus o causador de toda tristeza existente no mundo. Logo o Satanismo prega o culto ao mal para contrariar o "bom juiz". Até chegar na versão conhecida atualmente é evidente que muitas modificações tenham acontecido, a maioria delas involuntariamente. Uma delas é a da confusão entre Satanás, Diabo e Lúcifer.
Religião, culto, crença, prazer, odio e não crer é de cada um..no Brasil são cerca de 45 mil homicidios por ano num país que se diz 98% religioso.
ResponderExcluirAmigo qual a ou as fontes destas traduções por gentileza?
ResponderExcluirFonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Diabo , na própria matéria segue vários links.
ResponderExcluir