ANTIPERIPLÉIA
ANTIPERIPLÉIA
é o primeiro dos quarenta contos presentes em Tutameia (terceiras historias) (1967) ultimo livro
lançado em vida de Guimarães Rosa.
Noble Bioenergia e Instituto Ribeirão Em Cena
apresentam
Cia. Nuvem da Noite
em
ANTIPERIPLÉIA
Direção: Renato Ferreira
Dramaturgia: Gilson Brigadão
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em
ANTIPERIPLÉIA
Direção: Renato Ferreira
Dramaturgia: Gilson Brigadão
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Antiperipléia é inspirado em duas obras de João Guimarães Rosa. Narrado por noivas cegas do sertão, o primeiro momento do espetáculo - "A hora e a vez de Augusto Matraga" - descreve a trajetória de um coronel cheio de ruindades que, por vias de um destino torto, traído pelos seus jagunços, pela esposa e pelo mundo, é tido como morto; abandona a vida atravessada e se transforma em um homem que busca sua hora e vez com Deus. Em um segundo momento - "Dão lalalaão" - as cegas continuam a trajetória narrativa, onde as palavras do erotismo pulsante narra a historia do vaqueiro aposentado Soropita, um famigerado matador de valentões que, ao se apaixonar pela prostituta Doralda, tira-a do bordel, casa-se com ela e se estabelece como fazendeiro.
O espetaculo cuja força se encontra em um trabalho de pesquisa corporal dentro da riqueza das palavras de Guimarães Rosa, é tambem en riquecida por musicas ao vivo. O espetaculo abre refexões onde há o intervalo entre a ruina e o avesso.
"Antiperipléia é a fusão de historias baseadas na luta de classes, preconceitos, espiritualidade e principalmente, uma mescla entre o erotismo e a religiosidade". Renato Ferreira.
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Não
temos obrigação de entender de tudo, de saber tudo, ou seriamos maquinas e ...também
faltaria espaço mas o trabalho de busca e identidade é livre, a percepção já é
intima em sua qualidade. Dividindo os grupos culturais em nomes e sobrenomes
veremos que não podemos tratar a todos como um todo, é raro para um grupo
absorver a essência de todos, pelo menos um pouco. O fotografo tem um
sentimento, uma busca solitária, é o seu olhar, o seu registro, um aventureiro
em todos os sentidos e isso se relaciona com outros grupos de criação artísticas,
o escritor tem outro sentimento, só também, mas uma obra pensada a cada linha,
precisa de isolamento, de outros livros, pode demorar anos para a gestação de
sua obra. Músicos, a esses músicos, letristas, interpretes, são fantásticos em
suas ondas, alguns muito bons, uns reis
outros deuses.
Pintores outro sentimento e a dança com seus esforços de
expressão corporal, necessitando as vezes de porte de atleta mas com a leveza
de um sombra. Filtrando um pouco dentro destes labirintos ou “labirintimos”
como diria uma grande amiga, o ator ou “fingidor?”, fingidor seria pesado se
não fosse uma liberdade de expressão carinhosa e de respeito faz e desfaz de
sua razão, de seu caráter, de sua filosofia de vida para a filosofia da arte, uma
transformação que pode tomar um pouco de
um eu para outro eu ou simplesmente incorporar a longo prazo o seu personagem e
arrasta-lo como um reflexo ou aquele ser dividido como um “bem ou mau” mas
sendo outros aspectos ou espectros no dia a dia, apesar que todos em si
precisam de um outro para apreciar, analisar,
sentir oque sente ou transmite. Alguns em suas expressões são perfeitos para a
difusão de uma ideia, de um protesto ou para despertar outros vários sentimentos.
Isso
pertence a ANTIPERIPLÉIA ? Pertence, pertence porque faz parte de um dos contextos
citados acima, e conhecendo grupos de teatro sei dos fardos e de seus potes de
ouro (potes de ouro que pode ser
traduzido como contentação e felicidade) na realização e finalização, na
busca e no encontro. Falando assim parece que vamos ingressar num teatro
pequeno ou grande e assistir ao GRANDE ESPETACULO, não vamos colocar em peso nem em tamanho,
vamos falar que é refinada, vamos dizer que é saborosa no seu visual, sua
trilha sonora, que para cameramans e fotógrafos é um prato cheio, as cores, as
luzes, a expressão e figurinos. E quando termina vê que todos de pé, com cada
qual o seu sentimento aplaudindo em aprovação, ve-se todos os sentimentos de
todas as áreas ali contidos em texto e alma pois a plateia é múltipla inclusive
de pessoas comuns que se alimentam de produtos culturais,..está aprovado.
Se
pensar que estamos no interior, que os valores reais e Reais estão bem distante
dos números dos grandes centros, incluindo ai até mesmo pessoas que se
sacrificam também em dobro para fazerem o que gostam, ANTIPERIPLÉIA revela ali
ainda um grupo coeso e que não fazem por que recebem ou por ordens, e ai se
resume o que deveria ser consenso para toda a sociedade, o fingidor ali o faz
pela arte e para repassar a expressão que o texto indica, depois eles desfazem
as mascaras e debaixo destas mascaras tem muitos sorrisos e desejos e pelo
visto todos de energia muito saudável. Fica uma dica para quem não tem uma
mascara, arrume uma, brinque, seja outro, seja do bem ou do mal na
interpretação, mas retorne feliz e faça feliz “quem andar contigo”. E assista a
ANTIPERIPLÉIA por qualquer motivo.
Obs: Tantos elogios e citações sobre sentimentos não é exclusivamente deste grupo, ele é exemplo, ali foram encontrados todos os elementos juntos, e, que o teatro especificamente tem que ter esta tendencia pela convivencia, exaustivos ensaios e obstáculos diversos.
Obs: Tantos elogios e citações sobre sentimentos não é exclusivamente deste grupo, ele é exemplo, ali foram encontrados todos os elementos juntos, e, que o teatro especificamente tem que ter esta tendencia pela convivencia, exaustivos ensaios e obstáculos diversos.
“Devaneio
e perturbação O. ouvir da voz do craminhão...Casa de Cleuma, Montes
Claros...Sabarás o Negro...Nojo...E Soropita recolhia seus pedaços.” (foto abaixo)
“As
cegas chegando... Noivas da seca. Abandonadas... Foram ficando assim... Com o
tempo... Sem enxergar, só escutam. Ficam ai, zanzando sertão, escutando
pensamentos do João Rosa e divulgando suas historias...como historias de
Augusto Matraga...”
“Escuta,
Doralda, você era capaz de vir comigo para longe, para um lugar sem recursos
nenhum, muito distante, feio, mato bruto ?”
...
“Mas
o mais arrumado foi Sêo Quim Recadeiro, seu antigo camarada. Morreu de morte
Matada.”
“Galera
muito gente fina...talentosos e humanos...obrigado por existirem ! Renato Ferreira
“É
joão que canta o canto certo...” E como canta ! Um canto, um conto tão certo
quanto a vida. A experiência de fazer parte do espetáculo Antiperipléia não se
traduz em palavras ao meu ver, pois nenhum de nós fala como fala o bom joão ! É
um universo paralelo que nos traz a realidade vista de dentro do homem, de
dentro pra fora...Peço a todos pelo menos uma vez na vida ler, reler, pensar,
emocionar, e ler de novo algo escrito
por Guimarães Rosa, ler com vontade, coragem, paixão, e talvez assim entenda
porque eu fico absolutamente feliz e completa fazendo parte de um espetáculo destes.” Camila Dal Picolo – Iluminação e
sonoplastia
“O
processo foi de muito estudo e pesquisas, tudo sobre o sertão de minas...as
curiosidades, biografia de Guimarães, a linguagem de Guimarães...Entendimentos
das palavras. Depois fomos para o trabalho corporal, sonoro e através desses
movimentos fomos pondo o texto e dando coerência.” Mary
Emidio
Matéria & Imagens: Giorgi Denner...
FICHA
*O
espetáculo é gratuito para professores e alunos da rede publica – Censura 16
anos.
ANTIPERIPLÉIA,
Espetáculo produzido pela Cia Nuvem da Noite, núcleo profissional e de
pesquisas cênicas avançadas do Instituto Ribeirão em Cena – Escola de teatro,
está em cartaz no Teatro Ribcena.
A
temporada inicial em Ribeirão Preto vai até o dia 30 de agosto, com sessões nos
dias 8,9,10,16,22 e 24 no Teatro Ribcena e nos dias 29 e 30 de agosto no
Telhado Cultural Engasga Gato.
Na
sequencia seguirá para São Simão, Batatais, Franca, Sertãozinho e São Carlos.
Elenco
Carol
Scabora, Daniele Alana, Gabriel Oliveira, Gracyela Gitirana, Manu Fernandes,
Mariana Cazula, Marileide Emidio, Marilia Marcucci, Murilo Heindrich, Regis Francisco,
Rodrigo Garcia, Saul Borsari, Sheyanne
Parreira e Vladi Veloso.
Direção:
Renato Ferreira
Direção
Musical: Camila Dal Picolo e Airton Pereira
Sonoplastia:
Cristina Perin
Coreografia:
Sheyanne Parreira e Murilo Heindrich
Costureira:
Zenilda Rackickas
Produção:
Elo Produções e Ribeirão em Cena
Consultoria:
Jair Corrêia e Dino Bernardi
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