segunda-feira, 29 de julho de 2013

Cauby, um raro deus da musica




No dia 22 de julho de 2013 no Brahmas da Av Ipiranga com São João (sugestivo) acompanhei mais um show de Cauby Peixoto e ali iluminado (em todos os sentidos) cruzou o salão até o palco, com obstaculos humanos necessitando tocar-lhe, como sempre, querendo beijos...No camarim havia lhe perguntado de uma musica, "No Me Quitte Pas" (Não me abandone), se ainda cantava nos shows, ele não respondeu, mas...

 "Ne me qitte pas, ll faut oublier
tout peut s'oublier qui s'enfuit déja.
Oublier le temps  des malentendus
et le temps perdu a savoir comment.
Oublier ces heures qui tuaient parfois
 a coups de pourquoi le coeur do bonheur.
No Me Quitte Pas
No Me Quitte Pas
No Me Quitte Pas"


cantou, sem piano, sem palco, calmamente, e me olhou...um show é planejado, talvez possa não servir a pedidos repentinos, mas estava respondido, uau.
Neste dia subiu ao palco...

Aguinaldo Timoteo, tambem fazendo um dueto com Cauby



Rinaldo Viana, uma surpresa agradabilissima, Rinaldo é cantor (tenor), compositor e ator, ..integrou o elenco do "Fantasma da Opera" , numa parceria, gravou com a soprano Liriel Domiciano, o  "Romance", que alcançou mais de 600 mil copias vendidas. Atualmente desenvolve o projeto "Tenor nas Escolas", cujo objetivo é divulgar a musica lirica para crianças, além de demonstrar a musica popular com entonação lirica. Com Cauby fez dueto com uma musica interpretada também por Elvis Presley,..alias ele o faz com muita perfeição.







Tambem Roberto Luna, cantor e compositor, tendo no curriculo mais de 60 LPs e ganhou varios premios importantes. No cinema atuou no filme "O Bandido da Luz Vermelha" , que o consagrou como um dos artistas mais queridos da época.

Cauby já disse; "canto porque gosto", mas não sabe "mentir", ele canta porque ama e sabe cantar, ele canta porque tem emoção e faz emocionar. Dá para sentir nos jovens de hoje que não o conhece algo de "Cauby é brega", que engano, para o dizer tem que assistir um show dele, tem que conhecer para rotular, e se for por rótulos ele é conhecido como o MAIOR CANTOR DO BRASIL. O rock sempre foi minha grande paixão, vivi intensamente, sem radicalismo mas filtrando o que era bom, o profissionalismo, e enquanto isso fazia minhas leituras, escrevia e conheci acertadamente Chico Buarque através de uma coletânea de seus trabalhos com encarte
com um pouco de sua historia, pronto, estava ali outra paixão adquirida, implantada como tatuagem, mas interno. Ainda ouço falarem de Chico algo como se ele não tivesse voz, desculpe, se tivesse voz então seria deus (já que rotulam Roberto Carlos como Rei), pois é, pois tem voz, e temos deuses, Cauby canta também. Voltamos ao Cauby, poucos possuem tanta emoção em sua trama, seu drama de interpretação, ouvir cantar, já ouvi muitos, musica, e Cauby é musica e o faz como unico.

Bastidores, musica de Chico Buarque para Cauby Peixoto...



BASTIDORES

Chorei, chorei
Até ficar com dó de mim
E me tranquei no camarim
Tomei um calmante, um excitante
E um bocado de gim
Amaldiçoei
O dia em que te conheci
Com muitos brilhos me vesti
Depois me pintei, me pintei
Me pintei, me pintei
Cantei, cantei
Como é cruel cantar assim
E num instante de ilusão
Te vi pelo salão
A caçoar de mim
Não me troquei
Voltei correndo ao nosso lar
Voltei pra me certificar
Que tu nunca mais vais voltar
Vais voltar, vais voltar
Cantei, cantei
Nem sei como eu cantava assim
Só sei que todo o cabaré
Me aplaudiu de pé
Quando cheguei ao fim

Mas não bisei
Voltei correndo ao nosso lar
Voltei pra me certificar
Que nunca mais vais voltar
Vais voltar, vais voltar
Cantei, cantei
Jamais cantei tão lindo assim
E os homens lá pedindo bis
Bêbados e febris
A se rasgar por mim
Chorei, chorei
Até ficar com dó de mim



Acima uma sequencia de imagens onde Cauby cai tristemente junto a musica.

 
Do Teatro de Bonecos  Luiz Mauricio abre sempre os show de Cauby no Brahmas, tem carisma, canta, interpreta... Tem varios personagens, entre eles Carlitos de Charles Chaplin, Cauby Peixoto (claro), Carmem Miranda, Roberto Carlos entre outros







Fotos das apresentações do dia 24 de junho e 22 de julho de 2013, Bar Brahmas

domingo, 21 de julho de 2013

ABYARA, uma "SALTIMBANCO"

Saltimbancos: 

"Maravilhoso, foi a minha estreia profissionalmente no teatro tinha 17 anos, no teatro Auditório Augusta-SP, já não existe mais o teatro! Fiquei em cartaz no teatro Princesa Isabel em Copacabana no RJ por um ano e viajei o estado do RJ por mais um ano.A minha estreia no teatro profissionalmente é inesquecível!!! Quando cheguei no RJ eu era a única das crianças que foi daqui (SP) foi eu quem passou a coreografia p\ as crianças do RJ! Fui morar num apt alugado pela produção onde morava o elenco menos a Heloisa Raso que substituiu a Bruna Lombardi na peça, ela morava no Rio, me sentia uma adulta e muito importante casa lotada direto sucesso total, bons tempos que já não voltam mais!" - Abyara

Atuar efetivamente nos espetáculos e eventos culturais: TEATRO, ARTE CIRCENSE, EDUCAÇÃO E CULTURA são os objetivos de Abyara que tem como qualificação uma sólida experiência em área de Artes Circense, Montagem, Direção, Produção e Criação de Figurinos. Formação de Artistas em números Aéreos.
A energia para tanto ? O corpo está pronto a muitos, desde 1979 atuou fazendo animações e recreações em festas de aniversários infantis e empresas como a palhaça ‘Pimba’ até 1988.
1980 a 1984: Atuou como atriz em espetáculos teatrais, tais como:          “Os Saltimbancos” Teatro Auditório Augusta São Paulo e Rio de Janeiro   Teatro Princesa Isabel no período de dois anos em cartaz.‘A Arca de Noé’ Teatro Brigadeiro, um ano em cartaz.‘Pule o Muro Julieta’, ‘O Magalhufo’, ‘Antony Jarry’: Apresentações em vários locais, SESC, Ruas e Escolas.

A disciplina de um atleta olímpico aliado a alegria e a magia circense deve ter um “sabor” que somente quem é da área pode dizer, mas mesmo assim impossível de descrever. A algum tempo o Circo revolucionou e chegou a um nível de perfeição e graça que pode se dizer que chegou ao limite. O Cirque du Soeil é um exemplo. Abyara passa por nós com ares de paz tão singela que passa longe imaginar o tufão de energia e experiências que carrega, é uma mulher comum, feliz, apaixonada pelo que faz, nestas linhas que trazem palavras e imagens  vem para entregar um pouco do seu universo.
Atuaou como atriz em vários espetáculos teatrais e participou de comerciais de TV. Vídeos de treinamento, pocket show..etc.

Em 1986, espetáculo teatral “Sonho de uma Noite de Verão” – Piscina do Ibirapuera, Conjunto Constancio Váz Guimarães, direção de Carlos Mecene. Já em 1989 atuou em festas e eventos realizando apresentações de trapézio em balanço e também como Palhaça Pimba. Ainda em 89 no Circo Alphaville; Partner do magico Cyrus e pirofagia.



1990 atuou  em vários espetáculos de Partner do Magico Doçeu e atuou no espetaulo Mc Donald’s interprete do personagem Papaburguer.
1997: Montou um espetáculo de curta temporada em homenagem ao Mestre e Palhaço Piolim para o SESC Pompéia.
De 1984 a 1990: Circo Picadeiro: Atuando no trapézio, doublé trapézio, vôos, arame baixo, corda indiana, cama elástica e partner. Espetáculos patrocinados pela Nestlé/Chambinho.
1988 Circo Bartholo / Em 1994 Circo Stankowich / Em 1986 Circo de Moscou / Em 1985 Big Circo Roma 10 apresentações consecutivas - Atuando como artista e trapezista em todos os espetáculos.
1998: Circo Miami / De 1996 a 1997: Circo Fly Neves / Em 1996 e Direção e Produção em 2001 de uma Curta Metragem “Fausto” adaptação de Maira.
A partir de 2009 Trabalhando no projeto da prefeitura do Estado de São Paulo Ruas de Brincar. Com a função de monitora e educadora.
Desde 2007  até 2012Clube Escola Pelezão- Prefeitura de São Paulo - Lapa – São Paulo / Cargo: Professora educadora. Produtora e Diretora Montagem de sete espetáculos nesse período. Projeto de inclusão social e formação de artistas.

2012-Academia Competition- Ministrando aulas de trapézio.
2012-Mês de Julho-Produção e assistente de Direção: Cabaré Espetáculo na Lona do Circo Zani.

Cursos e Aperfeiçoamento : Profissionalizante

1978: Primeira aluna menor de idade a entrar numa escola de Teatro, Curso Macunaíma-Formação de Atriz, necessitando: autorização dos pais e do juizado de menores, pois, não havia escola para crianças e adolescentes na época.

1980: Escola de Arte Circense Piolim - aprendizado solo, trapézio em balanço, bicicleta e palhaça, com o Mestre Rogê Avancini, palhaço Picolino e Amerci..
1980: Curso de Interpretação com Célia Gouveia e Maurice Vaneout.
1981: Curso de Capoeira com Silvio Leite no período de dois meses.
1982: Rio de Janeiro: Curso sobre a obra de Martins Pena, ministrado por Antônio Pedro.
1983: Curso de teatro com Flávio Dias.
1985 até os dias de hoje: Quando necessário retorno ao Circo Escola Picadeiro onde tive o aprendizado de trapézio em balanço, vôos, doublé trapézio, corda indiana, arame baixo e cama elástica.

Possui todos os registros e documentos originais, matérias de 1986: Curso Técnico para Atores: INDAC (Instituto de Arte e Ciência), jornal, fotos, diplomas e troféus.


Formação
1984 -  Objetivo Jr. Ensino Medio
!989 - Curso de Formação de Atriz e Direção -  Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicação Artes da Usp.









Quem é Abyara ??






sábado, 20 de julho de 2013

Nô Stopa, nosso grande presente




Nô Stopa é a realidade da continuidade da boa musica, toda perfeitinha mesmo desarrumando em performances variadas, pode retornar a infância (retornar? É uma menininha.) para suas apresentações “mirins”, e é sedutora nas canções de CAMOMILA E DISTORÇÃO”, seu primeiro CD.

Nô Stopa é o nome artístico da cantora e compositora brasileira filha do magnifico cantor e compositor Zé Geraldo, nasceu em São Paulo, 1978. Tem um single “Deixa Andar” que fez parte da trilha sonora da novela “revelação”, do SBT. Ela também é conhecida por sua parceria com Fernando Anitelli (o Teatro magico), com o qual já compôs e gravou 3 musicas.
Paralelamente à sua carreira solo, Nô desenvolve trabalhos com teatro de bonecos, circo e musica infantil. Éla é integrante da “banda Mirim”, grupo que vem chamando a atenção no meio teatro musical. Alem disso ela tem um projeto paralelo de musica folk com o também musico Zeca Loureiro intitulado “2 Of Us”.
Atualmente, além desses trabalhos, Nô vem se apresentando ao lado do pai no espetáculo “Raízes e Frutos".
.
O que se segue abaixo é  o resumo de três shows a disposição.

Show


















A Proposta é simples, direta e despretensiosa, transmitir sua mensagem da maneira mais despojada possível, resultando em musica que da espaço pa os (poucos) elementos revelarem todo seu potencial, musica brasileira contemporânea que não apela para os modismos, sons delicados que não soam frágeis nem quebradiços, rock que é sutil e discreto, musica intimista que não se perde nos domínios do umbigo do artista.
A compositora empunhando seu violão folk, apresenta musicas de seu mais recente trabalho “Novo Pratico Coração”, com destaque ao clássico Strange Love (Depeche Mode), além de relembrar algumas canções do primeiro disco “Camomila e Distorção” e interpretar um samba inédito de seu pai, o Mineiro Zé Geraldo.

O show conta com os músicos Érico Theobaldo (bateria e MPC), Fernando Nunes (baixo e vocal), Roger Menn (violão de aço e vocal) e Zeca Loureiro (violão de aço, vocal e programações) dando um formato acústico-eletro ao espetáculo.
Com indicação livre, a apresentação tem aproximadamente 1h15 minutos de duração, direção musical coletiva e direção artística Nô Stopa.




Rock’n Rosa


Com Lelena Ainhaia,  Nina Blauth,  Nô Stopa, Simone Julian e Tata Fernandes.
Rock’n Rosa é um show de musica brasileira destinada ao publico infantil. Elas usam rosinha mas os coturnos pretos e as botas de salto alto entregam a levada “rocqueira”, moderna e animadas artistas Lelena Ainhaia (voz e baixo) Nina Blauth (voz, mini bateria e violão), Nô Stopa (voz e violão), Simone Julian (voz e sopros) e Tata Fernandes (voz e violão) integrantes do premiado grupo de tratro musical infantil “Banda Mirim”.
O quinteto reparte com a plateia uma coleção de canções infantis compostas por Tata Fernandes, Nina Blauth e Nô Stopa, além de outros autores, como Zeca Baleiro e Jonathan Silva.

As integrantes tem experiência em ministrar oficinas de musicalização, levando às crianças uma musica simples de mensagem direta e educativa em tom de brincadeira.
Marcar ritmos, dançar coreografias, ensinar letras breves, imitar animais e apresentar instrumentos diferentes são alguns dos meios divertidos de interação entre os artistas e seu publico mirim.






O espetáculo estreou em São Paulo, no SESC Vila Mariana em julho de 2007.






2 of uS
Nô Stopa e Zeca Loureiro


Nô Stopa é cantora, compositora e artista circense. Acaba de lançar seu segundo disco “Novo Prático Coração” e é integrante da Banda Mirim, premiado grupo de Teatro Musical. Zeca Loureiro é guitarrista, violonista, cantor e compositor. Acompanhou artistas como Mariana Aydar, Vanessa Bumagny, Rita Maria e Zé Geraldo.
Quando se encontram pra trocar figurinhas musicais e compor parcerias, caminham por uma predileção musical em comum: a música Folk dos anos 60 e 70.

Nesse caminho conjunto, há cerca de três anos, a dupla iniciou uma pesquisa pelo repertório de artistas como Johnny Cash & June Carter, Bob Dylan & Joan Baez, Sonny & Cher, Peter Paul and Mary, The Velvet Underground & Nico, além de explorar canções dos Beatles no estilo Country, faceta pouco comentada do grupo.

Zeca Loureiro toca violao de aço e piano, Nô Stopa toca violão de aço e xilofone. A dupla dedica especial atenção aos vocais, inspirados pelas aberturas de vozes de duetos e grupos vocais – tão presentes na música folk americana.
www.bandamirim.com.br

O show tem duração de 1h00 e direção artística e musical de Nô Stopa e Zeca Loureiro.























www.bandamirim.com.br
http://www.4shared.com/u/u18k-OTp/No_Stopa.html   ...ouça os trabalhos de Nô Stopa http://letras.mus.br/no-stopa/491657/

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Expo PERU HISTORICO



O projeto “Expo PERU HISTORICO” leva o espectador pelas culturas "Inca" e de aldeias / etnias que vivem nas  Cordilheiras dos Andes e até mesmo no lago Titicaca  como o povo Uros, Puno começando por Cuzco e fazendo o percurso dos sítios históricos de Pisac, Ollantaytambo, Sacsayhuaman,  Vale Sagrado,Machu Picchu, Arequipa, Entre outros.

O resultado: uma exposição de fotos, peças de  artesanato, adquiridas ao longo da viagem,  blog  “Diário de Bordo”, onde na medida do possível, serão  postados pela expedição, sua visão da viagem,  observações sobre os países visitados, dicas de viagem,  curiosidades, para acompanhamento pelos internautas.  Pequenos trechos gravados poderão ser colocados no blog, para atiçar a curiosidade dos internautas. Uma fanpage no Facebook, para um acompanha- mento  dinâmico da viagem.

Também,  será feito um documentário em vídeo,  que poderá ser exibido  durante a exposição das fotos e peças.


A exposição e exibição do documentário estará a disposição a partir de um mês após a conclusão da viagem, em local a ser definido, podendo ser  estendidas para visitas em cidades da macro região e outros estados.
Serão cerca de 40 fotos e sessenta peças de artesanato. 



*Esta descrição pertence a uma exposição já existente, mas que almeja ampliação com mais atrativos, sendo refeitos alguns trajetos e com a experiencia adquirida explorar com mais intimidade os percursos.
O Peru é o país que mais oferece em muitos sentidos; patrimonio historico, povoados com suas culturas preservadas, historias  mais reais na América do Sul, depois temos o Mexico. Pelas construções e riquezas dos seus artesanatos e ferramentas em ouro, metal dificil de se trabalhar, ainda a mais de 2.000 anos atras. Em países como o Brasil os vestigios são mais raros, ficando tambem com certa importancia quanto aos vestigios do "periodo das cavernas", pinturas rupestres com cerca de 11.000 anos.  mas nossos povos sempre viveram da selva, caça e frutos e pouco a pouco dominaram o cultivo, tipo mandioca e batata, nada muito alem e sobre vestigios ? Construiam com paus e folhas, portanto o tempo deteriora estas materias com  certa urgencia.  Os povos eram nomades portanto não deixando tambem muitos vestigios.

O Peru possui selva tambem, mas é na cordilheira, povoados situados entre 3.500 a 4.500 metros de altitude, culturas belas e paisagens indescritiveis, com musica com sonoridade unica, mistica e pura. Em 24 de junho tem a Festa do Sol, quando as representações mais relevantes acontecem em Cuzco, o Inca e seu exercito revivem e tomam os espaços que tanto nos intrigam, com construções em pedras gigantescas com seus encaixes perfeitos.

Contatos. 016 - 8805 8965 vivo







segunda-feira, 15 de julho de 2013

Fundação Instituto do Livro

Edvaldo Arantes


Edvaldo Arantes a frente da Fundação Instituto do Livro desde 2005, a Fundação teve sua criação em 2002. A Fundação Instituto do Livro é uma entidade pública de direito privado, criada por força de lei, pertencente à Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto em sua administração pública indireta. Criada com o objetivo de difundir politicas públicas de incentivo ao livro, leitura, bibliotecas, escritores e novos autores.


Sala de leitura


A Sala de Leitura, localizada no Centro Cultural Palace, é uma sala com acervo envolvendo autores locais e regionais ao lado de classicosda literatura brasileira e universal mais os principais jornais e as principais revistas, bem os jornais locais. Essa sala funciona a partir das 8 da manhã e é um espaço aberto para toda a população: o acesso ao bom livro e a informação é facilitado pela pela própria climatização do ambiente, com total conforto. Outro projeto recente é o Ciranda da Leitura, voltado para adolescentes e crianças, realizado uma vez a cada sabado na Praça XV. è o mesmo projeto existente na Praça Maurilio Biagi; o "Ponto de Leitura".

Possui ainda uma gama de ações, projeto e eventos diretamente ligados ao livro e leitura com destaque para:
Café Filosófico.
Ponto de Leitura do Parque Ecológico Maurílio Biagi
Encontros com o autor
Caravana dos escritores
Autor no Templo
Cinema e Literatura com o Cineclube Cauim
Prosa de Saberes em parceria com a Oficina Cultural Cândido Portinari
Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto
Concursos Literários
Lançamentos de livros
Edições de Livros
Jogos Florais
Jogos Florais Estudantis
Dança e Literatura
Comitê POLER do Ministério da Cultura
Programa Ribeirão das Letras





A Fundação  Instituto do Livro possui sua sede administrativa na Secretaria Municipal da Cultura - Casa da Cultura - Alto do Morro do São Bento, s/nº, Jardim Mosteiro.


Projetos culturais desenvolvidos no Centro Cultural Palace, rua Álvares Cabral, 322, 1º andar, Centro Esplanada do Theatro Pedro II, (16) 39316004 – Ribeirão Preto SP - CEP 14085-459.