quinta-feira, 31 de outubro de 2013

FORTEC abre inscrições

 FORTEC na COPA DO MUNDO 2014
 
Ribeirão Preto, 23 de Outubro de 2013 - 16h55 
 
Fortec abre inscrições para mais dez cursos gratuitos Entre os cursos oferecidos está a continuidade do inglês e francês, programados também para oferecer suporte na Copa do Mundo de 2014 Foto Roberto Galhardo Mais vagas: Élcio Pinheiro Bréscia e Regina Helena Bellíssimo, presidente e coordenadora de cursos da Fortec A Fundação de Formação Tecnológica de Ribeirão Preto (Fortec), órgão ligado à Prefeitura de Ribeirão Preto, abriu inscrições, nesta quarta-feira, dia 23, para dez cursos profissionalizantes gratuitos, que vão começar em janeiro de 2014, nos períodos manhã e tarde. São eles: analista comercial e marketing, telemarketing informatizado, rotinas em departamento de pessoal, rotina em recursos humanos, língua estrangeira: francês (básico) e inglês (básico), tecnologia da informação e comunicação, website (básico), tecnologia da informação - básico e cuidador de idosos. As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de novembro, na sede da Fortec, localizada na rua Álvares Cabral, 629, no Centro. 
 
O candidato poderá se inscrever em apenas um curso de cada vez. A instituição, que foi inaugurada em junho de 2012, atende 800 alunos por semestre sem nenhum custo. Para 2014 também será priorizada a segunda etapa dos cursos de inglês e francês, visando oferecer pessoal preparado para atuar na Copa de 2014. “Nossa preocupação é dar sequência ao curso de línguas estrangeiras, pensando na oferta de empregos e formação de profissionais visando a Copa de 2014, porque somos subsede o evento e devemos receber a seleção da França para treinamentos”, explica Élcio Pinheiro Bréscia, presidente da Fortec. Para isso, segundo Regina Helena Belíssimo, coordenadora de cursos, serão disponibilizadas 100 vagas para cada curso (Básico II), que começam em janeiro de 2014. Para o básico I, que termina em novembro de 2013, as salas ficaram lotadas. “Nossos professores têm grande domínio do idioma e experiência. Os alunos terão, por exemplo, simulações de situações, como receber um hóspede em um hotel, dar informações, receber ligações por telefone, fazer agendamentos de viagens, explicar itinerários, ajudar turistas, lidar com pagamentos, entre outras atividades”, explica Regina Helena Belíssimo. Copa de 2014: Fortec cria segundo módulo de cursos de inglês e francês direcionado para o evento esportivo Serviço: Fortec Funcionamento: das 8h às 20h (de segunda a sexta-feira), rua Álvares Cabral, 629, Centro Documentos necessários para inscrição: a) uma fotocópia nítida da Cédula de Identidade; b) uma fotocópia nítida do Comprovante de Conclusão do Ensino Fundamental, ou Médio, ou Superior, ou equivalente; c) uma fotocópia nítida do comprovante de residência. Requisitos: Ter, no mínimo, 16 anos de idade. Possuir o Ensino Fundamental completo. Residir em Ribeirão Preto. Para os cursos de Tecnologia da Informação e Comunicação e Website – Básico é necessário ter conhecimento básico em informática.
Amanda Gonçalves – Gestora de Negócios da FORTEC
Regina Bellíssimo – Coordenadora de Cursos da FORTEC
Antonio Carlos Kobori – Diretor Pedagógico da FAPETEC
Élcio Pinheiro Brescia – Diretor Presidente FORTEC
 

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

XAVANTE, Guardiões da Serra do Roncador

XAVANTE, Guardiões da Serra do Roncador


O sonho existe, e se tem um maneira de prolongar a vida de nosso planeta é voltarmos a sermos um pouco indígenas, aprendermos com a vida como ela é e não como queremos, como deveria ser e não com nossos desejos, desejos que não possui fim e nem meio termos para o egoismo. Vivemos para nossa família enquanto os índios vivem para o coletivo.
Fiz cinco visitas a aldeia mãe, Etenhiritipá, na Serra do Roncador, localidade dentro da reserva Pimentel Barbosa, Mato Grosso. Começando pela passagem pelo Rio das Mortes tendo cidades como Nova Xavantina, Agia Boa, Canarana como referencia.

Ali participei de cerimoniais, danças, corrida de toras, caça e um pouco do dia a dia até mesmo presenciando a confecção de flechas, cestos e o manuseio do algodão.
O que vi muitos já viram, mas com certeza me aprofundei mais, nos sentimentos, percebendo a fragilidade dos alimentos que no descuido os deixam a merce de doenças que vai minando o futuro num devagar, mas que se transforma numa urgência aterradora, e a desnutrição tratada com antibióticos.
O meu choro incontido, descontrolado antes de dormir nos dois primeiros dias seriam decifrados meses depois, com certeza pela quantidade de informações absorvidas até que aos poucos as "fichas" foram caindo. Mais uns dois ou tres anos e e fui percebendo o monstro que somos, familiares, amigos (??) e outros no seus mundos se achando deuses perto do obvio, todos tão religiosos entregues a seus deuses mas agindo no inverso, com seus sentimentos de raiva, de ódio mergulhados numa ignorância sem tamanho, de causar medo entre sentimentos de pena, a alma está longe de uma perfeição, a vida vai encerrar estes ciclos, espero que os "ensinamentos" destes atos internos não se propaguem pelos elos remanescentes.
2013 e não sabemos nada da nossa vida e muito menos de outras, onde somente nossa distancia poderia salva-los e logico se tivéssemos uma boa higiene, pois nosso esgoto e nosso lixo também atravessam estas populações através dos rios e do ar. O povo Xavante é guerreiro, ainda possuem forças, mas não por muito tempo. A maneira do povo "moderno" não possui barreiras, antes era puramente genocídio enquanto não tinham alma, graças as palavras das igrejas, depois já possuem, mas mesmo assim o mortandade continuou,..hoje através de doenças, religiões e a convivência com o dinheiro arrasam estas culturas.

Como nossa sociedade é falsa, como é mesquinha, formando se através de associações,, sociedade traçam os planos de atrasos m leis, as próprias leis que são atropeladas, lesadas enquanto houver algum lucro de grande monta, será que não raciocinam que não levam nada ? Que o final da vida é zero, nulo, portanto as riquezas acumuladas focam em torno dos familiares diretos, muitas "conquistas" para um pequeno grupo somente por um sobrenome, enquanto existem povos puros, inocentes que são roubados, justamente aqueles que são o grande exemplo de sobrevivência e futuro,..quem somos ? Quem pensamos que somos ?



"XAVANTE, Guardiões da Serra do Roncador" é uma exposição fotográfica onde é exibido o Documentário de 40 minutos com palestras interativas. No espaço também é disponível parte de acervo de artesanato.




terça-feira, 8 de outubro de 2013

I Grupo dos Médicos Escritores e Amigos Dr. Carlos Roberto Caliento

     As noites de Ribeirão Preto tem segredos e surpresas agradabilíssimas, e ao participar de um destes encontros convidado pelo Dr Nelson Jacinto, entrei num outro tempo, num túnel que leva a um jardim secreto, simples, fraterno, independente e cheio de surpresas a cada poema, na maioria das vezes inéditos.          Segue relato de próprio punho do mestre.



       Apesar de não ser ribeirão-pretano de nascimento (nasci em Barretos), tenho pela cidade de Ribeirão Preto um amor incomensurável. Vim para cá, aqui me formei na Faculdade de Medicina da USP,  fiz residência médica em Ortopedia e Traumatologia e passei a amar esta cidade.  Mudei de Ribeirão após a residência e fui trabalhar em Mococa por vários anos e voltei para Ribeirão. Nos anos que fiquei fora não me desliguei desta cidade que passou a ser a minha segunda cidade do coração, apesar de gostar muito de Mococa, cidade onde deixei muitos amigos. Até hoje os tenho em grande quantidade.
      Sempre fui amante da leitura e da literatura!  Nunca deixei de ler e de escrever após as minhas primeiras lições no Grupo Escolar. Quando cursava o ginásio (hoje a segunda parte do Ensino Fundamental), eu escrevia um jornal que se chamava “A Idéia”. (Naquela época ideia ainda tinha o acento). Hoje tenho nove livros editados e dois na editora que deverão estar prontos dentro de alguns dias. Um dos meus livros: “Contos e Crônicas do Campo e da Cidade” foi classificado pelo Ministério da Cultura (MEC). Foi adquirido, pelo MEC e distribuído às Escolas de Ensino Fundamental do Estado de São Paulo.
    O Grupo de Médicos Escritores e Amigos Dr. Carlos Roberto Caliento nasceu da vontade de juntar os médicos escritores de Ribeirão Preto e região. Eu já pertencia a várias entidades literárias como a Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, à Academia Brasileira de Médicos  Escritores, à Real Academia de Porto Alegre, da qual recebi o Diploma de Cônsul dos Poetas de Ribeirão Preto, à Casa do Poeta de Ribeirão Preto e outras. Inspirado nessas entidades literárias e sabedor da grande quantidade de médicos escritores resolvi criar o grupo que no princípio era apenas de médicos. Como sou amigo de muitos escritores e artistas da cidade e da região, resolvi abrir o grupo para todos os amigos. Hoje o grupo congrega pessoas das mais diversas profissões, embora o número de médicos seja grande. O Grupo se reúne todas as primeiras quartas-feiras do mês, na Pizzaria Piato, à Rua Conde Afonso Celso 1792, às 20 horas.

Ali, além de saborearmos a ótima pizza, tomamos o nosso refrigerante, a nossa cerveja, o nosso vinho, o nosso suco de frutas, além de nos deliciamos com os maravilhosos trabalhos literários que constam de poemas dos mais variados tipos, de contos, crônicas, trechos de romances. Os trabalhos apresentados são, em geral, da própria lavra dos escritores, mas vez ou outra alguém apresenta o trabalho de outro escritor.
   O ambiente onde nos encontramos é muito aconchegante, a pizza é de primeira qualidade e os trabalhos apresentados são de altíssimo nível. Interessante comentar que em muitas ocasiões, quando os escritores começam a falar os seus textos, pessoas de outras mesas de outras salas vêm ouvir. Algumas tomam a palavra para nos brindar com um poema ou nos cumprimentar pela apresentação.
   O Grupo é aberto para qualquer escritor de qualquer cidade da região. Temos um médico escritor de São Paulo que vem todos os meses para participar de nossas reuniões. 
  O grupo é muito unido e em breve deverá estar publicando a sua antologia. Se você escreve, ou não escreve, mas gosta de ler ou apreciar a leitura, compareça às nossas reuniões nos dias e horário citado acima, temos certeza de que não vai se arrepender.



                                                  Nelson Jacintho